Podcast “Surra de Lúpulo”, ep. 69: segredos da cerveja caseira são revelados por Leandro Oliveira

Aprenda a produzir cerveja caseiraNo episódio 69 do nosso podcast sobre cervejas artesanais, Surra de Lúpulo, os segredos da cerveja caseira são revelados por Leandro Oliveira, do Cerveja Fácil.

Nosso convidado trouxe todo seu conhecimento e bom humor para responder a perguntas do público que vocês enviaram em nossas redes sociais após muitos pedidos pela volta dele ao Surra de Lúpulo.

Leandro falou sobre o projeto das BRALEs, produção caseira nacional, comentou o crescimento do lúpulo brasileiro e ainda trouxe outros temas como a reutilização de levedura, equipamentos indispensáveis e a ansiedade que a produção de conteúdo traz para os creators de Youtube e outras redes sociais.

Projeto BR ALE

Ao ser perguntado por um dos fãs do Surra sobre o projeto da BR ALE, Leandro Oliveira conta que fez uma collab com um Brew Pub, a primeira BR ALE comercial, e o resultado foi espetacular.

“Eu tinha uma expectativa das BRALEs que eu já fazia e já tomei, mas a que o cervejeiro fez ali ficou de outro nível. O pessoal gostou demais e zeramos o lote inteiro. Foi um divisor de águas, vimos um potencial que dá pra explorar nesse estilo. Foi uma cerveja cheia de adjunto, mais de 10 diferentes, só pra mostrar com tudo que dá pra ‘brincar’. A cerveja ficou translúcida e muito aromática”.

Lúpulo nacional

Falar das BRALEs traz à tona o debate sobre a produção de lúpulo nacional, uma tendência que vem se concretizando no decorrer dos últimos anos. Apesar de ainda achar cedo, Leandro vê potencial devido à testagem de variedades feita pelos produtores brasileiros à cada safra.

“O que eu tenho visto, é que a gente está focando em testar variedades que vão trazer resultados à altura dos lúpulos lá de fora: sensorialmente, em relação aos alfa ácidos e com potencial de amargor e aroma. Acho que agora está nesse período e vai ficar um bom tempo pra que a gente consiga variedades que deem certo”.

Ouça Leandro Viu contando tudo sobre cerveja artesanal para iniciantes

Produção de cerveja caseira

Leandro destaca que vários estilos começam a partir de outros e um exemplo disso é a BRALE, que como uma CRIALE, e conta que o produtor de cerveja caseira precisa apostar em uma produção que agrade amigos que não estão acostumados com esse universo ainda, servindo como uma porta de entrada para outros estilos.

“A BRALE é um estilo que o brasileiro gosta muito, é familiar, uma cerveja de boteco. O produtor de cerveja caseira, às vezes precisa de uma cerveja que agrade os amigos que não estão acostumados com uma bebida muito alcoólica ou muito amarga como uma IPA”.

“Veio de juntar duas vontades: poder servir tranquilamente pros seus amigos, mas ao mesmo tempo te dar um pouco de alegria também, a experiência sensorial de aroma e densa de lúpulo”.

Leandro conclui que o que vale é o produtor caseiro ter uma diretriz e se divertir, não se importando com a questão de se vai virar estilo ou não.

Adição de gelatina

Um dos nossos ouvintes perguntou a Leandro Oliveira a respeito da adição de gelatina na produção da cerveja caseira. O ingrediente é utilizado para ajudar a clarificar com mais rapidez, e uma dica importante é que não tem como reaproveitar a gelatina.

Leandro aponta que a gelatina não vai matar o aroma de sua cerveja e conclui: “Gelatina é o tempo em pó”.

Como reutilizar a levedura

Após o envase, sobra bastante levedura, o que é reaproveitável, mas com algumas condições. Já que cuidados são necessários para ter essa economia. É importante um bom trabalho de sanitização e ter um período de até 2 semanas para reutilizar a levedura.

Itens indispensáveis

Leandro lista o que é necessário para o produtor caseiro iniciante:

  • Panela
  • Bag
  • Galão de água
  • Sanitizante
  • Termômetro
  • Pedaços de mangueira
  • Funil

Importância do BJCP

Ao ser questionado sobre a importância do BJCP para ‘cervejeiros rebeldes’, Leandro Oliveira aponta que o BJCP tem um papel fundamental para ajudar quem é iniciante no mundo da cervejaria artesanal.

Leandro afirma que a comunidade cervejeira é unida e traz uma conversa legal para que as pessoas conheçam outros estilos, para que elas busquem conhecimento e engajem com os produtos.

Ouça o episódio com Fernanda Lazzari em que ela fala sobre o BJCP

A vida do produtor de conteúdo

De longe parece tudo muito fácil e glamouroso, mas Leandro Oliveira, corroborado por Lud e Bulkool, trazem um panorama interessante de como exige uma disciplina a produção para um canal no Youtube, um podcast e até mesmo redes sociais.

E precisam lidar com a ansiedade que o trabalho traz. Para amenizar, Oliveira tem contado com ajuda nas edições dos vídeos para o Canal Cerveja Fácil e também para o gerenciamento das redes sociais.

Surra de Lúpulo

Surra de Lúpulo

Toda quinta-feira um episódio novinho em folha falando sobre tudo relacionado a cerveja no Brasil e o Mundo.