Profissões Cervejeiras: saiba mais sobre as atividades e cursos que estão em alta

1) Sommelier de Cervejas

Este profissional está capacitado para atuar em várias áreas do universo cervejeiro, tais como consultor e/ou assessor em lojas, bares, restaurantes, distribuidores, importadoras e cervejarias de pequeno, médio e grande porte.
Entre suas as funções estão:
– analisar tecnicamente diferentes estilos de cerveja;
– sugerir as cervejas adequadas para cada tipo de consumidor, contribuindo para o consumo consciente, responsável e prazeroso do cliente;
– sugerir harmonizações aos diferentes tipos de gastronomia;
– elaborar cartas de cervejas destinadas a diversos perfis de pontos de venda;
– promover eventos de degustação e harmonização;
– servir o cliente, baseado nas diretrizes comportamentais e técnicas recomendadas;

2) Mestre Cervejeiro

Essa profissão mistura a paixão pela bebida com conhecimento de gestão e tecnologia. Eles são os responsáveis pela qualidade do produto, tanto em cervejarias artesanais quanto em grandes indústrias.
Entre suas funções estão:
– supervisionar a produção dos protótipos e também das bebidas que já estão no mercado;
– coordenar a equipe;
– assinar as fórmulas dos tipos de cerveja ou chope;
– selecionar a matéria prima e acompanhar passo a passo o processo de fabricação da bebida, garantindo a qualidade da mesma.

Para ocupar essa posição, este profissional deve ser capacitado, fazendo um curso superior na área. No Brasil, só existia um curso técnico pelo SENAI em Vassouras (RJ), onde o profissional torna-se técnico cervejeiro, e um superior na Escola Superior de Cerveja e Malte em Blumenau/SC onde torna-se então um mestre cervejeiro ou engenheiro de produção cervejeira. Mas a melhor opção ainda é o curso profissionalizante de 2 anos na Alemanha.

3) Técnico cervejeiro

O profissional formado no Curso Técnico em Cervejaria poderá trabalhar em indústrias de fabricação de cervejas e microcervejarias, estabelecimentos de comercialização de cervejas. Este é o primeiro degrau para se tornar um mestre cervejeiro.

Este profissional detém os conhecimentos sobre os diversos processos utilizados na fabricação de bebidas únicas e especiais, preparadas com ingredientes nobres, de forma que se destaquem no mercado.

Entre suas funções estão:
– Supervisão das atividades de uma unidade industrial de fabricação de cervejas, da moagem do malte, maceração, filtração, fervura, decantação e resfriamento do mosto à fermentação, maturação, filtração e envasamento do produto;
– Auxílio na execução do controle físico, químico e microbiológico das indústrias cervejeiras;
– Análises químicas, biológicas e sensoriais, tanto no controle das matérias primas e aditivos empregados na produção da bebida quanto no tratamento do produto final.

4) Mestre em estilos

Este profissional está tecnicamente habilitado a ser juiz em concursos profissionais de cervejas, entre outras atividades. Só está apto a fazer essa especialização quem já possui o curso de Sommelier de Cervejas. É considerado o segundo degrau nessa formação.
Este profissional teve vasto treinamento aprofundando o conhecimento do Sommelier de Cervejas nos numerosos estilos de cervejas existentes. A especialização é uma grande imersão no universo das escolas cervejeiras, passando pelos países que as compõem, destrinchando história, dezenas de estilos e sub-estilos. O processo de aprendizado passa por degustações, com elevada profundidade técnica. Pode-se dizer que é uma profissão recente no meio cervejeiro.

Serviço:
Instituto da Cerveja Brasil – www.institutodacerveja.com.br
Escola Superior de Cerveja e Malte – http://www.cervejaemalte.com.br/

Ludmyla Almeida

Ludmyla Almeida

Sou sommelierè de cervejas e apaixonada pelo líquido sagrado. Com esse coração cheio de amor quis conhecer, aprender e divulgar a cultura cervejeira nacional, para isso criei em 2017 o perfil do Instagram IPAcondriaca. Como o amor é imenso, ele só cresceu e virou esse blog, e mais recentemente um podcast – Surra de Lúpulo. Venha com a gente!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos.

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter