Podcast “Surra de Lúpulo”, ep. 54: 1º aniversário com a revelação dos vencedores do prêmio “Lúpulo de Ouro” e conversa com Daniel Varela da “Cerveja da Casa”, Anselmo Mendo e Marcelo Leal.

No episódio 54 do nosso podcast sobre cervejas artesanais, Surra de Lúpulo, comemoramos 1 ano no ar. Em clima de festa, conversamos com Daniel Varela, fundador da nossa patrocinadora Cerveja da Casa, temos a revelação dos vencedores do prêmio “Lúpulo de Ouro” e convidamos dois entusiastas das cervejas artesanais: Anselmo Mendo, que participou do episódio 27 do nosso podcast, e Marcelo Leal.

1 ano do “Surra”

Em homenagem ao primeiro aniversário do nosso podcast de cervejas artesanais, “Surra de Lúpulo”, divulgamos algumas curiosidades sobre o programa durante esse primeiro ano:

No total, foram mais de 20.000 plays distribuídos em 54 programas. Em horas, foram 40 horas, 7 minutos e 40 segundos. Passaram pelo “Surra” 58 convidados, 60 com os convidados do programa de hoje, 20 mulheres e 40 homens. O programa foi ouvido em 27 países e, só no Brasil, o programa é acompanhado em 25 estados. Bebemos no total 146 cervejas durante os 54 programas, num total de 81 estilos diferentes sendo a IPA o estilo de cerveja mais consumido.

Aproveitamos para agradecer nosso patrocinador “Cerveja da Casa” e ressaltamos a importância de mais podcasts sobre cervejas artesanais como o nosso para que as empresas tenham reconhecimento popular de quanto suas marcas e rótulos conquistaram seus paladares. Continuaremos fiéis ao que foi proposto no episódio: seremos curiosos!

Agradecemos a audiência, o carinho dos ouvintes e de todos os convidados. Estamos apenas no começo. Viva o “Surra”!

Cerveja da Casa

Convidamos Daniel Varela, fundador Cerveja da Casa, nossa patrocinadora, para saber de onde veio a ideia inicial da empresa. Daniel contou que começou a fabricar cervejas artesanais por conta própria em 2010, notando que havia uma carência muito grande de produtos no mercado. A grande maioria vinha dos Estados Unidos ou da Europa, o que encarecia muito o processo. Começou então a fabricar moinhos de rolo e notou que isso poderia ser uma ótima oportunidade de negócios.

“Começamos com 10 moinhos, 20 moinhos, 50 moinhos e foi evoluindo. Depois passamos a fabricar moinhos de 3 rolos, que são únicos no Brasil. Depois rolamentos, engrenagens, moinhos motorizados. Hoje temos uma linha de produtos, insumos, equipamentos, e não paramos de crescer”, contou Daniel.

Daniela, gestora da empresa, complementa e explica o processo de produção e atendimento aos cervejeiros: “Temos kits para atender os mais diferentes tipos de clientes, mas a gente sempre gosta de indicar nosso kit cervejeiro completo de 20 litros que a gente acredita que serve pra grande maioria de pessoas porque às vezes, quem faz menos se arrepende rápido, queria ter feito mais, [então] o de 20 litros é uma medida ideal. Vem com dois caldeirões, moedor de rolos, fundo falso, parte para fermentação, maturação e sanitização. Ele vem supercompleto. Tem a relação no site, quem quiser dar uma olhada, tirar dúvidas e pegar dicas é só entrar em contato. O kit conta até com os insumos para uma primeira leva de cervejas e uma apostila com dicas e receitas completas”.

“Além de pescar, meu segundo hobby é fazer cerveja. O terceiro é beber”, conclui Daniel Varela.

Lúpulo de Ouro

O prêmio Lúpulo de Ouro” nasceu para que as empresas tenham reconhecimento popular de quanto as suas marcas e rótulos conquistaram nossos paladares. Vamos à revelação dos vencedores do Lúpulo de Ouro:

Categoria: New England IPA do Brasil
Vencedor: Maine Berry Gelato, da Cervejaria Everbrew.

Categoria: Melhor Cervejaria Cigana
Vencedor: Cervejaria Mindubier, cujo fundador, Gustavo Martins, já conversou com a gente no episódio 46.

Categoria: Melhor Cervejaria Rural
Vencedora: Cervejaria Zalaz. A Zalaz já conquistou vários prêmios e também é conhecida não só pelas cervejas, mas por sua vasta gama de produtos como geleias, cafés, etc.

Categoria: Melhor English IPA do Brasil
Vencedora: Cerveja Manchinha, da EverBrew (que esteve no episódio 49 do nosso podcast) e também da Infected Brewing.

Categoria: Apocalipse Cervejeiro
Vencedora: Cervejaria acusada de contaminação através de dietilenoglicol.

**Essa categoria tem a intenção de alertar sobre a responsabilidade sanitária ao se produzir qualquer produto. Nesse caso específico, 29 pessoas foram intoxicadas e 10 morreram ao ingerir dietilenoglicol, uma substância que é usada no processo de resfriamento dos tanques e não circula na mistura de ingredientes. Atualmente, 10 pessoas respondem criminalmente pelo ocorrido, mas nada foi resolvido até o momento.

Categoria: Melhor Brew Pub
Vencedor: Brew Stone Pub, de Fortaleza

Categoria: Melhor Incubadora de Ciganas
Vencedora: Cervejaria Dádiva, em São Paulo

Categoria: Melhor Nano Cervejaria do Brasil (produção de até mil litros)
Vencedora: Zalaz Brasil, em Minas Gerais, acumulando dois prêmios assim como a Everbrew (que esteve no episódio 49 do nosso podcast)

Categoria: Troféu Abacaxi
Vencedor: Perfis fakes no Instagram para aplicar golpes.

Categoria: Melhor IPA do Brasil
Vencedor: Cacau IPA, da Bodebrown

Categoria: Melhor Microcervejaria (produção de mil até duzentos mil litros)
Vencedora: Salvador Brewing Co., em Caxias do Sul

Categoria: Melhor Podcast de Cervejas Artesanais
Vencedor: Surra de Lúpulo

Aproveitamos para divulgar os nossos parceiros que competiram com a gente nesse prêmio. Somos diferentes entre si mas sempre complementares.

Beercast
Brassagem Forte
A Hora do Gole
La Bière Hopcast
Radiofobeer

Para acompanhar o nosso papo, Marcelo bebeu uma Petroleum Ris, Anselmo bebeu uma Juice IPA, da Cervejaria Invicta. Lud optou por uma Celebrator Doppel Bock da Ayinger e Leandro escolheu a Dunk West Coast, da Cervejaria Mindubier.

Surra de Lúpulo

Surra de Lúpulo

Toda quinta-feira um episódio novinho em folha falando sobre tudo relacionado a cerveja no Brasil e o Mundo.