Podcast Surra de Lúpulo, ep. 53: BR-ALE, Gambiarras, Cervejas Porter e Stout com Leandro Oliveira, dono do canal no YouTube ‘Cerveja Fácil’

No episódio 53 do nosso podcast sobre cervejas artesanais, Surra de Lúpulo, conversamos com Leandro Oliveira, dono do canal no Youtube “Cerveja Fácil”, sobre sua chegada nesse mundo das cervejas artesanais, a criação da BR-ALE, um novo estilo brasileiro de cerveja e ainda dicas sobre a Porter e a Stout.

Leandro nos contou que começou trabalhando em um e-commerce de cerveja artesanal e se apaixonou por esse universo. Começou a estudar como fazer a própria cerveja e não só vender. “A primeira ficou horrível mas tomei com orgulho, falei que estava ótima”, conta Leandro.

Depois de alguns anos de estudo e dedicação fez as primeiras cervejas mais elaboradas. Em seguida veio a ideia de fazer um blog para ensinar a fazer cerveja, que deu origem ao canal no YouTube Cerveja Fácil”

Perrengues e Gambiarras

Perguntamos pros nossos ouvintes quais foram os maiores perrengues de fazer cerveja em casa. Resfriamento e controle de temperatura foram algumas das questões levantadas. Para Leandro, o maior perrengue é a parte da limpeza.

Como fazer cerveja em casa; descubra

Falamos também sobre as maiores gambiarras criadas pelos cervejeiros iniciantes para produzir as primeiras cervejas. Leandro citou alguns exemplos como fazer chopeiras com cano de PVC, transformar uma garrafa pet em barril adaptando uma bombinha de bike pra empurrar a cerveja e até mesmo um barril feito de pulverizador agrícola.

“É nato do cervejeiro fazer uma gambiarra. Metade desse hobby é gambiarra, se tirar fica muito chato, aí não é hobby, é trabalho!”

BR-ALE

Conversamos sobre o novo estilo brasileiro de cerveja, o BR-ALE, criado por Leandro em seu canal. Leandro nos contou que a ideia surgiu principalmente por conta dos valores dos insumos, a maioria importados. Com isso, alguns cervejeiros começaram a usar a técnica do dry hop nas próprias produções de Cream Ale, acrescentando novos aromas e sabores às cervejas. Leandro quis levantar essa bandeira e incentivar esse tipo de produção conversando com algumas cervejarias: “Quem sabe não surge um segundo estilo brasileiro de cerveja artesanal.”

Ping-Pong Artesanal

No nosso Ping-Pong de perguntas e respostas, falamos um pouco sobre aumentar a eficiência de panelas elétricas, descanso de diacetil, dicas gerais sobre (cervejas) Porter e Stout e o mínimo de equipamentos necessários. Leandro conta sobre o sucesso dos vídeos no “Cerveja Fácil” durante a quarentena, principalmente aquele que ensina a fazer sua primeira cerveja. O dono do canal comenta que para baratear o preço dos insumos, o mercado tem que crescer mais, além do valor do dólar, que precisa diminuir.

Leandro também falou dos kits de equipamentos disponíveis no site Cerveja Fácil que já ajudaram mais de mil pessoas e convidou a todos para entrar no site e no canal do YouTube: “Lá tem o passo a passo, é só seguir.”

“Depois desse programa só não faz cerveja quem não quer!” – Ludmyla

Primeiro aniversário e Lúpulo de Ouro

Aproveitamos para comemorar o primeiro aniversário do nosso podcast “Surra de Lúpulo” com uma votação em nosso site para concorrer ao “Lúpulo de Ouro” , valendo o sorteio de um kit maravilhoso.

Para acompanhar nosso papo, Leandro, nosso convidado, tomou uma “Altbier Amber Ale”, Lud optou por uma “Over Peach”, da UX Brew e Leandro bebeu uma “Moulin Rouge” da Cervejaria Zapata.

Surra de Lúpulo

Surra de Lúpulo

Toda quinta-feira um episódio novinho em folha falando sobre tudo relacionado a cerveja no Brasil e o Mundo.