Podcast “Surra de Lúpulo”, ep. 56: Jéssica Lopes e Tiago Azeredo, da “Roleta Russa”, falam sobre cerveja sem álcool e os lançamentos de 2021

No episódio 56 do nosso podcast sobre cervejas artesanais, Surra de Lúpulo, conversamos novamente com Jéssica Lopes, criadora de conteúdo digital e responsável pelo marketing da cervejaria “Roleta Russa”. A sommelier esteve com a gente no programa 5 e volta um ano depois com novidades sobre a nova cerveja sem álcool da marca. Também falamos com o cervejeiro Tiago Azeredo, mestre em estilos e tecnologia cervejeira e é Mestre Cervejeiro da Cervejaria “Roleta Russa” e “Imigração”.

 

Ouça a primeira participação de Jessica no Surra de Lúpulo!

Jéssica continua conciliando o trabalho de sommeliaria com suas redes sociais, abordando auto estima, body positive e claro, cerveja. Já Tiago é mestre em estilos e tecnólogo, atuando há 6 anos no ramo de cervejas artesanais. Hoje é responsável pela criação de novos rótulos e manutenção do portfólio nas duas cervejarias onde trabalha.

História

Conhecida por suas cervejas intensas geralmente carregadas de lúpulo, Jéssica lembra que a “Roleta Russa” nasceu em 2014, apostando em um tipo de cerveja que foge bastante do gosto do público médio tradicional. A cervejaria veio de uma paixão dos donos, testando a sorte ao trazer uma cerveja diferente, ousada e com muita identidade, da receita ao rótulo.

Sem Álcool

Falamos dos motivos que levaram a “Roleta Russa” a lançar um rótulo sem álcool. A criadora de conteúdo digital contou que o principal intuito foi atender a uma demanda crescente no mercado. Jéssica garante que, apesar de ser uma cerveja sem álcool, o novo rótulo traz a carga forte de lúpulo, marca registrada da cervejaria.

Processo de Extração do Álcool

Leandro perguntou como é o processo de extração do álcool sem perder as características da bebida. Tiago explicou que alumas das técnicas que ocorrem durante a produção, dentre elas, a fermentação interrompida, deixam o sabor mais adocicado; além disso, a extração à vácuo depois da cerveja pronta, é um processo similar a grandes cervejarias, como a Heineken, que exige uma tecnologia mais complexa; E na Easy IPA, é usada uma levedura especial, que produz menos açúcar; Para garantir um aroma, sabor e amargor pungente, foi feito um Dry Hopping.

“Também adicionamos nossa carga generosa de lúpulo para ajudar a mascarar esse adocicado típico da cerveja sem álcool“.

Cerveja X Academia

Falamos sobre o consumo das cervejas sem álcool após uma atividade física. Tiago explicou que o residual adocicado acaba trazendo muitos nutrientes isotônicos, com um nível alto de proteína. Segundo ele, após uma prática de exercício físico, você pode consumir uma cerveja sem álcool e ficará bem nutrido também.

Lançamentos

Sobre os as novidades e lançamentos da “Roleta Russa” para 2021, Tiago falou sobre inovação, mas mantendo a constância. Tanto os rótulos de linha quanto os rótulos sazonais já são produzidos há um certo tempo, sempre focando em entregar o melhor para o consumidor.

“Não adianta ter 30 rótulos e não ter padrão. Melhor ter menos rótulos e estar sempre trabalhando para entregar o melhor ao consumidor”.

Para acompanhar o nosso papo, Jéssica, Tiago e Ludmyla beberam uma Easy IPA sem álcool da “Roleta Russa” e Leandro uma Irish Red Ale da cervejaria “Dádiva.

Surra de Lúpulo

Surra de Lúpulo

Toda quinta-feira um episódio novinho em folha falando sobre tudo relacionado a cerveja no Brasil e o Mundo.