Indique uma cerveja para um iniciante

Inaugurando o “Indique uma cerveja pra um iniciante”, pedimos a 3 queridos e entendidos do meio cervejeiro para indicar uma IPA para quem quer iniciar os trabalhos provando este estilo. Vejam abaixo as resenhas e ficha técnica de cada uma.

Brooklyn East IPA


Estio: American IPA
ABV: 6,9%

IBU: 47
Cervejaria: Brooklyn Brewery
Uma das minhas preferidas, possui 6,9%ABV e 47IBU e é produzida pela americana Brooklyn Brewery. É uma American IPA com bastante equilíbrio entre malte e amargor, sem levar o amargor ao extremo, o que considero ideal para quem está iniciando no mundo das IPAs.
Foi criada com a referência das clássicas English Pales Ales inglesas e leva ingredientes ingleses e britânicos. Possui dry hopping o que confere um aroma intenso a cerveja.

Alessandra Rocha é dona da Salutem Cervejas, sommeliere de cervejas pelo SENAC e Mestre em Estilos pelo ICB.

 


IPAnema 


Estilo: Session IPA
ABV: 4,8%
IBU: 42
Cervejaria: 3 Cariocas
Cerveja com uma forte pegada de lúpulos mas de baixo amargor e bem leve e refrescante, ideal para dias quentes na cidade do Rio de Janeiro mas é uma cerveja que tem personalidade. No aroma vem notas de frutas amarelas e tropicais como maracujá e manga e leve abacaxi. No paladar devido ao baixo ABV faz ela ficar refrescante e com excelente drinkabillity deixando um leve amargor cítrico. Esta cerveja foi premiada no Mondial de La Bière 2014 com a medalha de platina. Cerveja elaborada pela competente Cervejaria 3 Cariocas onde em todas as suas receitas são elaboradas com produtos de primeira linha. Considero uma ótima indicação para que está começando a se aventurar nas cervejas artesanais/especiais e já está se preparando para as cervejas mais lupuladas como as IPA’ s, Double IPA e também para as mais alcoólicas como as cervejas de estilo Beilgian Blond Ale, Trapistas, etc. Tenho certeza que a IPAnema é um excelente início e com bom custo benefício também. Cheers

 


 

Oscar Krau além de um super amigo escreve pro Bom de Cerva no instagram.

BrewDog Punk IPA


Estilo: IPA
ABV: 5,6%
IBU: 45
A primeira Punk IPA a gente nunca esquece! Se não me engano a minha foi em 2008, presente de natal de um amigo escocês. Dourada e levemente turva, com um tremendo aroma de frutas tropicais, floral, herbal e um pouco do malte caramelo. O sabor segue o aroma com um leve toque cítrico e tem como principal característica o amargor, em ótimo equilíbrio com o malte. Se encontrá-la na pressão não deixe de levar um growler, é sensacional!

André Beirãoirão, adorador de boas cervejas, sócio da PlayGrowler, WSET® Níveis II, III e IV em Vinhos e Destilados.

Ludmyla Almeida

Ludmyla Almeida

Sou sommelierè de cervejas e apaixonada pelo líquido sagrado. Com esse coração cheio de amor quis conhecer, aprender e divulgar a cultura cervejeira nacional, para isso criei em 2017 o perfil do Instagram IPAcondriaca. Como o amor é imenso, ele só cresceu e virou esse blog, e mais recentemente um podcast – Surra de Lúpulo. Venha com a gente!