Podcast “Surra de Lúpulo”, ep. 57: Edson Carvalho, criador do blog ‘Viajante Cervejeiro’ e autor do livro ‘De Carona Até O Próximo Bar’, comenta experiências ao redor do mundo

No episódio 57 do nosso podcast sobre cervejas artesanais, Surra de Lúpulo, Edson Carvalho, criador do blog “Viajante Cervejeiro” e autor do livro “De Carona Até O Próximo Bar” comenta experiências ao redor do mundo, como aventuras e a vida nômade.

Paranaense vivendo em Florianópolis, Edson conheceu as cervejas artesanais em viagens fora do Brasil. Quando voltou, juntou-se ao sommelier Daniel Wolff e foi trabalhar na primeira loja do “Mestre Cervejeiro”. Edson conta que apesar de ter visitado vários países pelo mundo, sempre teve muita vontade de conhecer melhor os estados do Brasil. Em 2013, criou o blog “Viajante Cervejeiro” e decidiu viajar pelo país de carona conhecendo novos bares e cervejarias.

Comunicação

Sobre as dificuldades para se comunicar em idiomas diferentes pelos lugares que Edson passou, o paranaense conta que aprendeu na prática, principalmente nos lugares onde trabalhou, mas ressalta que a comunicação ‘cara a cara’ é muito mais forte que o idioma falado.

Chegando a ficar por mais de dois anos ininterruptos viajando, o aventureiro se considerava ‘solto no mundo’, mas após um tempo, começou a surgir um sentimento de solidão:

“Convivia todo dia com várias pessoas diferentes, mas eram relações muito rápidas, sem me aprofundar. Quis criar uma base para ter pra onde voltar e fui para Florianópolis onde já tinha alguns amigos. Tenho projetos de outras viagens, mas não como nômade. Por enquanto quero manter essa base aqui”.

Adepto de um estilo minimalista, Edson conta que viajava só com uma mochila, muitas vezes usando os utensílios pessoais dos proprietários das casas onde se hospedava. Mesmo quando não está viajando, o sommelier garante que mantém o estilo em casa.

 Livro

Lud perguntou como surgiu a ideia do livro “De Carona Até o Próximo Bar”, lançado em 2018. Edson explica que a princípio o livro não estava nos seus planos. A ideia inicial era apenas viajar e conhecer novos lugares e culturas, mas durante a viagem começou a pensar que podia ser uma boa ideia documentar o que vivenciava:

“Eu não tinha escrito um diário, então decidi escrever um livro de crônicas com as melhores histórias, perrengues, aventuras e paixões. Muitas vezes recorria aos conhecidos que estavam na história para me lembrar dos detalhes. Em cada crônica recomendo uma cerveja de acordo com o grau de perrengue da situação”.

Aproveitamos para fazer um ‘bate-bola, jogo rápido’, um ping-pong, com perguntas e respostas rápidas para o nosso sommelier. Ouça e confira!

Relembre o nosso primeiro ping-pong com o cervejeiro Leandro Oliveira, do “Cerveja Fácil”

Próximos Planos

Perguntamos sobre os passos seguintes do nosso viajante. Edson falou sobre o projeto de conhecer os países da América do Sul de bicicleta, conhecendo novos lugares e cervejarias:

“Estou treinando bastante, comprando equipamentos. Quando estivermos vacinados e as fronteiras abertas, pretendo sair pedalando e mostrando mercados vizinhos de uma forma aventureira. Quem sabe não sai um outro livro contando essas experiências?”

Para acompanhar nosso papo, Edson bebeu uma Laik’a Journey, da “Cervejaria Fermi”. Lud optou por uma Campinas IPA Zero, da “Cervejaria Campinas” e Leandro degustou uma Se7e Ondas da “Cervejaria Cozalinda”.

Relembre nossa entrevista com Diego Simões, cervejeiro e blender da cervejaria Cozalinda.

Curtiu e ficou com vontade de viajar e beber cerveja? Antes de ir ao Chile, conheça as dicas da Lud.

 

Surra de Lúpulo

Surra de Lúpulo

Toda quinta-feira um episódio novinho em folha falando sobre tudo relacionado a cerveja no Brasil e o Mundo.