Podcast “Surra de Lúpulo”, ep. 79: concursos de sommelier com Rodrigo Sawamura

Tudo sobre concursos de sommelier de cervejasNo episódio 79 do nosso podcast sobre cervejas artesanais, Surra de Lúpulo, vamos falar sobre concursos de sommelier com Rodrigo Sawamura, campeão brasileiro em 2016 e finalista de duas edições do campeonato mundial. Atualmente, trabalha no Departamento de Cultura Cervejeira na Estrella Galicia do Brasil.

Gosto por cerveja

Desde sempre, Rodrigo conta que é bebedor de cervejas, mas inicialmente a via apenas como uma bebida de lazer. Profissionalmente, o engenheiro de alimentos de formação lembra que viveu em uma época que no Brasil não se tinha tantas possibilidades de apreciação e experimentação.

Ao longo dos anos, com a abertura do mercado e a chegada de cervejas importadas, Rodrigo se percebeu um entusiasta com as novas possibilidades de consumo.

Início no mercado cervejeiro

O sommelier conta que começou por curiosidade tentando entender essas grandes experimentações muito com a ajuda da internet, na busca pelo conhecimento.

Quando fez o curso de Chef de cozinha, Rodrigo passou por uma simulação de harmonização de cervejas e descobriu a sommelieria. Em 2013, iniciou os estudos na área e passou a entender de cerveja com mais profundidade.

“Comecei a estudar e não larguei mais o osso. Foi uma sequência de cursos construindo minha habilidade sensorial. E aí comecei a participar desses concursos de sommelier e ganhar alguns prêmios, o que me projetou no universo cervejeiro. Em 2015, comecei minha carreira acadêmica”.

Quer saber mais concursos e certificações? Entenda mais sobre a certificação Cicerone.

Concursos de Sommelier

Ao falar sobre os concursos de sommelier dos quais participou, Rodrigo revela que o Brasil é o maior formado de sommeliers de cerveja do mundo.

Na disputa, Sawamura destaca que é importante ler o regulamento e estudar bastante a parte teórica, que normalmente tem um peso maior nos concursos. Em seguida, deve-se preparar bem para a parte sensorial.

“Ir muito bem na parte teórica é um grande diferencial, porque a galera tem pontuação próxima na parte de degustação”.

Na parte prática, Rodrigo conta que tem que entender o mecanismo de como funciona a prova para poder ir bem, e para isso é bom estar treinado sobre as características globais dos estilos.

Cursos de sommelier na pandemia

Desde março de 2020, o mundo precisou se organizar com os impactos da pandemia do coronavírus. Um dos segmentos mais afetados foi o acadêmico, que precisou interromper as atividades presenciais e adaptá-las para o ambiente digital.

“Em qualquer profissão no qual você busca conhecimento, diria que existe um ponto importante que nenhum dos cursos em qualquer modalidade que seja vai te dar 100% de segurança como profissional daquela área”.

“[o estudo] Vai te dar ferramentas básicas para você começar a construir uma linha de pensamento do seu trabalho. Independente da modalidade, quem faz o grande diferencial é o aluno, o interesse que ele tem e a vontade de continuar estudando. O conhecimento apresentado nos cursos é o ponto de partida, vai depender do perfil do aluno”.

Sawamura destaca que um ponto positivo do ensino presencial é a troca entre as pessoas e o networking acontecer de forma mais efetiva, enquanto no virtual, o alcance é maior, com alunos de diversas localidades que provavelmente não conseguiriam frequentar aula em um espaço físico.

Cultura cervejeira na Estrella Galicia

Recentemente, Rodrigo assumiu a gerência do Departamento de Cultura Cervejeira da Estrella Galicia, cervejaria espanhola. E o objetivo desse desafio é construir um divisor de águas nas estratégias comerciais das empresas do mercado com um porte um pouco maior no Brasil.

“Esse departamento de cultura de cerveja que a gente está construindo aqui no Brasil, é uma réplica do que existe na matriz, na Espanha. É suportar um conhecimento para o público interno e também ser uma ferramenta de diferencial competitivo para o público externo (distribuidores, embaixadores, vendedores…)”.

Surra de Lúpulo

Surra de Lúpulo

Toda quinta-feira um episódio novinho em folha falando sobre tudo relacionado a cerveja no Brasil e o Mundo.